sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quando As Tempestades Nos Atingem

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos: 4: 35-41)


       Muitas vezes em nossas vidas somos pegos de surpresa por diversas situações que ocorrem em nossas vidas, verdadeiras tempestades atingem a existência e nos faz sentir que somos incapazes de nos levantar, ou até mesmo que nós vamos morrer, mas são nestas ocasiões que o Senhor nos faz crescer e adquirir experiências para podermos prosseguir vencendo em nossas vidas, ou seja, nenhuma tempestade atinge a nossa vida sem nenhum propósito, sempre há algo por traz dessas lutas, porém você sabe o que é? Então continue lendo este texto e você irá descobrir.
       As tempestades nos atingem por...

1 - Desobediência.

       Dos casos em que vemos tempestades atingirem os servos de Deus, vemos o primeiro caso o de Jonas. Para quem não se lembra de sua história aí vai um resumo: O Senhor enviou Jonas para pregar contra os pecados de Nínive uma cidade que era muito violenta, porém ele se acovardou e tentou ir a outro local de navio, contudo Deus mandou uma tempestade para atingi-lo por causa do profeta desobediente. Ao perceber que todos morreriam por culpa dele, Jonas pediu para ser lançado no mar e logo depois foi engolido por um grande peixe, depois foi "vomitado" pelo peixe próximo a costa da cidade, então pregou.

       Algumas vezes passamos por tempestades por que desobedecemos ao Senhor em um momento em que Ele contava somente conosco para fazer alguma obra importante, ou ainda por decidirmos de propósito desobedecê-lo. Essas tempestades são consequências das nossas atitudes.

2 - Um teste de fé.

       Este foi o caso dos discípulos. Jesus provavelmente sabia que a tempestade viria e usaria ela para testar a fé de seus discípulos.Mas só para que você possa meditar um pouco mais, lembre-se que boa parte deles eram pescadores e poderiam ter passado por diversas situações parecidas.

       Aí vem uma pergunta: Os discípulos foram reprovados ou aprovados?

      A resposta é "aprovados", Jesus provavelmente gostaria de que os discípulos tivessem segurado os remos e feito toda a força que podiam para chegar a margem, confiando que por Jesus estar no barco eles chegariam seguros ao outro lado, mas não foi isso que aconteceu os discípulos se desesperaram e chamaram por Jesus, porém, como isso mostra que ele confiaram em Deus? Bem eles poderiam ter saltado do barco, perdido suas vidas, mas eles clamaram ao Senhor Jesus no momento da aflição, essa foi a prova de fé.

       Bom seria de verdade que eles tivessem mostrado a fé deles da primeira forma, mas mesmo assim isso serviu para que eles aprendessem a confiar mais no poder e na autoridade do Senhor.

       Neste caso a tempestade veio para ensinar algo importante, a confiar em Deus.

      Contudo temos ainda mais um motivo pelo qual Deus permite com que tempestades venham a atingir nossas vidas e este é:

3 - Quando a tempestade em nossa vida vai salvar outras.

       Este exemplo de tempestade vemos quando o apóstolo Paulo indo para uma de suas prisões teve seu navio atingido por uma tempestade (Atos capítulo 27), ele não precisava provar sua fé, nem estava em desobediência, mas Deus utilizou aquela tempestade para salvar outras vidas.

       Portanto podemos concluir que seja qual for o objetivo da tempestade, devemos ter em mente que ela não vem sem propósito, nem para matar você. As tempestades que Deus permite em nossas vidas, são para que sejamos marinheiros melhores no mar da vida.

Saulo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário